Tênis

O tênis é um esporte de velocidade, disciplina tática e cálculo. Para ter um melhor desempenho é preciso ter rapidez nos pés, um corpo ágil e flexível, bastante explosão muscular e uma coordenação muito boa. Você pode aprimorar cada vez mais suas habilidades com muito treino e praticando bastante o esporte.

Horário e Mensalidade diretamente com os professores
Professores: Ingrid

• Benefícios do tênis:
    • Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória.
    • Melhora a coordenação motora e reflexos.
    • Gasto calórico de cerca de 500 Kcal/hora.
  • Riscos/cuidados do tênis:
    • Riscos de lesões nos joelhos e cotovelos, assim como dores musculares e tendinites.
    • Fortalecer músculos e articulações para evitar lesões, principalmente no ombro.
    • Uma dieta rica em carboidratos garante uma reserva de glicogênio nos músculos durante a partida.
  • Principais grupamentos musculares trabalhados no tênis:
    • Bíceps.
    • Costas.
    • Pernas.
    • Abdômen.
  • Dicas para um melhor rendimento físico no tênis:
    • No tênis, o fundamental é chegar até a bola. Então, fazer exercícios para desenvolver a velocidade dos pés vai ajudar bastante o jogador a cobrir a quadra mais rapidamente e eficientemente.
    • No tênis, os fatores que vão fazer a diferença no seu rendimento físico e atlético são: resistência; velocidade; velocidade de reação; força nos braços e pernas; e flexibilidade. Portanto, exercícios cardiorespiratórios para ganhar resistência e velocidade são bastante indicados. Assim como a musculação é indicada para treinar a resistência e fortalecer braços e pernas.
  • Materiais/vestimenta/equipamentos para o tênis:
    • Raquete: para iniciantes deve ser um pouco mais simples e deve enfatizar a força. À medida que o praticante for ganhando experiência a raquete deve ser um pouco mais evoluída e deve enfatizar o controle.
    • Tênis: deve ser do tamanho exato dos pés, deve ter o encaixe perfeito, e é ideal que não estique.
    • Bolas: as bolas são pressurizadas para que possam quicar na quadra de tênis. Elas são cobertas por feltro e borracha. Seja em treinos ou em jogos o ideal é que o estoque de bolas seja reforçado, para que não se perca tempo correndo atrás de bolas a todo momento.