Pintar é uma atividade que todos fizemos alguma vez na vida. Quando somos pequenos, pintar é muito importante, pois é uma forma de expressão e comunicação, ás vezes em idades em que nem temos linguagem oral.
Autores de todas as épocas, países, culturas e classes sociais tem agraciado a humanidade com suas obras, mostrando o que acreditam, o que querem, sua forma de ver a vida, e constituindo assim a pintura como uma das grandes artes.

E você? Pinta? Utiliza a pintura como meio de expressão? Ou somente pinta por prazer? Você sabia que pintar também traz benefícios para nossa saúde?

Benefícios comunicativos
Pintar ajuda no campo comunicativo, já que nos permite expressar de forma diferente o que sentimos, o que queremos, nossa visão sobre algo, etc. Através da pintura podemos manifestar múltiplos sentimentos, emoções e pensamentos.

Esta forma de comunicação é especialmente relevante em pessoas com deficiências, que tenham déficits na comunicação, em pessoas tímidas ou pessoas que não são capazes de comunicar-se verbalmente de forma fluída e natural.

Benefícios motores
O uso de diferentes utensílios necessários para pintar, como lápis, carvão ou pincéis, ajuda a desenvolver a motricidade fina, especialmente nas crianças. O manejo das mãos vai se aperfeiçoando à medida que se trabalha esta capacidade. Nos adultos, a motricidade fina se reforça.

Benefícios no cérebro
Nosso cérebro intervém ativamente na atividade de pintar. O hemisfério esquerdo de nosso cérebro, responsável pelas tarefas lógicas, está presente, assim como o hemisfério direito, responsável pela criatividade e a imaginação. Por isso, quando pintamos, estamos trabalhando com o cérebro e desenvolvemos sua capacidade.

Benefícios para nossa saúde mental
Nossa saúde mental é claramente beneficiada pela pintura. Por um lado, a pintura favorece a concentração, e nos ajuda a adquiri-la, já que quando pintamos devemos estar centrados no que queremos transmitir, e não em outras coisas.
Além de nos ajudar a tirar da cabeça problemas e situações difíceis que podemos estar vivendo, enquanto fazemos algo relaxante e que nos permite ir a nosso ritmo e realizar composições livres.

Benefícios para nosso prazer e diversão
A pintura é algo que podemos fazer em companhia de outras pessoas, favorecendo assim relações de amizade pois passamos um bom tempo com nossos amigos. É uma forma de estarmos dispostos, tranquilos, trabalhando com nosso cérebro e nos divertindo ao mesmo tempo.